top of page
Buscar

Dá pra tratar rugas e flacidez sem dor?

  • Foto do escritor: Fabi Botega
    Fabi Botega
  • 2 de out. de 2024
  • 4 min de leitura

ree

Procedimentos de rejuvenescimento da pele, particularmente aqueles que lidam com rugas e flacidez da pele, são um conjunto de habilidades necessárias no arsenal do clínico estético. Em geral, técnicas de lifting cirúrgico fornecem uma melhora mais dramática, porém a qualidade da pele permanece a mesma.


Lasers de resurfacing (tradicionais ou fracionados), peelings químicos descamativo e jato de plasma são considerados ferramentas não cirúrgicas ablativas padrão para procedimentos de rejuvenescimento da pele. No entanto, com maior tempo de recuperação e alguns cuidados específicos são necessários em procedimentos cirúrgicos e ablativos devido à própria natureza desses tratamentos.


Como resultado, métodos não invasivos se tornaram cada vez mais populares, e há uma demanda significativa por métodos eficazes e comprovados de rejuvenescimento da pele não ablativo. O autor sênior (MTA) descobriu que a radiofrequência (RF) não ablativa é uma abordagem bem sucedida e bem recebida para a flacidez da pele não cirúrgico em sua prática privada.


Vamos conhecer um pouquinho da História da Radiofrequência


A energia de radiofrequência é radiação eletromagnética na faixa de 3–300 GHz. A Thermage, Inc. sediada em Hayward, Califórnia, foi pioneira na aplicação estética do endurecimento cutâneo não ablativo por RF. A empresa recebeu inicialmente autorização regulatória da FDA para tratamento de rugas periorbitais (ao redor dos olhos) e rítides (rugas) em novembro de 2002.


Isso foi seguido pela autorização para tratamento facial completo em junho de 2004.


Em janeiro de 2006, a FDA expandiu sua autorização para tratamento de todas as rugas e rítides da superfície da pele.


Como funciona a Radiofrequência


ree

A corrente flui do dispositivo pela ponta do tratamento, através da pele e/ou para fora por uma almofada de aterramento aplicada ao paciente. Isso cria um gradiente térmico na pele que atinge o aquecimento volumétrico preciso da derme mais profunda. Como resultado, há um realinhamento do colágeno dentro da derme sem lesão à superfície da pele. A contração inicial da rede de colágeno da pele na derme ocorre imediatamente quando as fibrilas de colágeno se reanelam - EFEITO IMEDIATO! A contração da pele continua à medida que uma resposta é desencadeada dentro da derme, levando a um aumento geral no conteúdo de colágeno da pele - efeito prolongado.


Indicações


O tratamento de Radiofrequência é mais apropriado para pacientes com envelhecimento leve a moderado de enrugamento da pele. O tratamento é mais adequado para tratar rugas e contorno facial, atenuando sulcos nasolabiais (bigode chinês) e linhas de marionete no rosto, em vez de rugas finas e superficiais do tipo papel crepom ao longo da superfície da pele. Isso se relaciona à epiderme sendo protegida durante o tratamento (rugas finas da superfície da pele e discromias são melhor tratadas por métodos como jato de plasma, peelings e microagulhamento).


Pacientes com flacidez cutânea significativa ou aqueles com ptose estrutural subjacente perceptível não são candidatos ideais para o procedimento, mas aqueles que não estão interessados ​​em opções cirúrgicas para rejuvenescimento ainda podem obter um benefício antienvelhecimento da estimulação de colágeno na pele.


Da mesma forma, pacientes que passaram por um lifting cirúrgico podem se beneficiar desse efeito de manutenção. Pacientes com pele mais fina geralmente alcançam um resultado mais dramático. Pacientes com pele mais espessa e sebácea podem exigir mais sessões de tratamento.


O rejuvenescimento da pele por Radiofrequência depende do fornecimento de energia em vez da absorção de energia da luz laser e, portanto, pode ser usado em todos os tipos de pele. Como a energia de Radiofrequência não é baseada em luz, discromias pigmentares, pêlos e vasos sanguíneos são relativamente pouco afetadas pelo tratamento por Radiofrequência. É possível que haja alguma redução na dilatação das telangectasias vasculares (pequenos microvasos da pele, comuns em pacientes com rosácea) devido ao aumento do conteúdo de colágeno na pele. Lasers não ablativos e sistemas de luz intensa pulsada são mais eficazes para essas aplicações e podem ser embalados e realizados em conjunto com o rejuvenescimento da pele por RF capacitivo.


O tratamento de Radiofrequência também pode ser combinado com outros procedimentos cirúrgicos ou de consultório minimamente invasivos para obter um resultado cumulativo. É contraindicada em locais com preenchimento com ácido hialurônico, bem como reduz o efeito da toxina botulínica.


É essencial que você tenha expectativas realistas das sutis melhorias esperadas com o rejuvenescimento da pele pelo tratamento com a Radiofrequência. O paciente deve entender que resultados drásticos do tipo cirúrgico ou ablativo não são possíveis atualmente com esta tecnologia. Porém além da mudança inicial no contorno, a textura e o tom da pele continuarão a melhorar gradualmente por vários meses após o tratamento.


Dependendo da biologia individual de cada paciente e da reação ao tratamento, tratamentos adicionais podem ser necessários. O aconselhamento adequado antes do procedimento é um componente essencial para garantir a satisfação dos pacientes com este procedimento.


Você pode conhecer os benefícios da Radiofrequência clicando aqui


Para mais informações sobre este e outros procedimentos nos acompanhe pelas redes sociais Instagram e Facebook , além disso você pode se inscrever na aba contatos para receber as postagens em primeira mão.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page